Como fazer uma reforma rápida (e barata) em casas antigas

Como fazer uma reforma rápida (e barata) em casas antigas

Sua casa é muito boa e você não quer se desfazer só porque está “caindo aos pedaços”? Talvez não vá conseguir encontrar outra com aquela sala, quartos enormes ou mesmo porque você não queira sair daquela rua ou bairro. Então, por que não transformá-la numa nova? E de uma forma rápida e com custos reduzidos?

Poderia reservar um fim de semana e visitar algumas lojas de revestimentos, de louças e metais, etc. Assim, você já poderia começar a ter uma ideia. E por que não comprar revistas ou acessar sites de decoração? (pode ser esse aqui ou aqui). Você pode buscar muita inspiração.

Uma das primeiras coisas a fazer é saber quanto tem disponível para gastar, pois algumas vezes reformas custam caro. E o ideal é pedir ajuda a um profissional da área e dizer para ele tudo o que deseja, pode ser um arquiteto ou um engenheiro.

Deixe por último a parte de fora da casa, ou seja, a fachada. É importante também definir qual o estilo que vai querer. Talvez a parte interna mais moderna e mantendo a fachada como está.

Agora, vou te dar umas dicas bem interessantes que vão poupar tempo e dinheiro.

PAREDES

Se você não quer muita sujeira e, principalmente aquele cheiro forte de tinta, que tal usar papel de parede em alguns cômodos, como quartos e sala? A aplicação é bem rápida e dá um efeito todo especial.

PISOS

Nos dias de hoje, podemos encontrar no mercado uma variedade enorme de pisos que podem ser colocados sobre os já existentes.

Isso facilita muito e além do mais não tem aquele “quebra-quebra”.

PORTAS

Se não quiser trocar as portas, você pode lixar e depois pintá-las na cor de sua preferência.

AZULEJOS DA COZINHA

Uma ideia muito usada e que você ganha muito tempo é ao invés de trocar os azulejos da cozinha, por exemplo, pode simplesmente usar uma tinta sobre eles. Pode ser encontrado tintas específicas para esse tipo de trabalho em várias lojas do ramo.

RECICLE

Recicle seus móveis antigos. E você mesmo pode fazer!

De repente, pode lixar e deixar na cor natural ou pintar de outra cor.

E pode também estofar com outro tecido um sofá ou uma poltrona.

Lembre-se sempre que, uma casa mais antiga precisa ter muito cuidado e por isso, é imprescindível a orientação de um profissional. Muitas vezes, a estrutura pode estar com algum problema e não consiga suportar, por exemplo, a quebra de uma parede ou a colocação de uma janela.

É muito bom se certificar de todos esses detalhes! Outro ponto muito importante é verificar toda a instalação elétrica e hidráulica. Talvez a fiação esteja totalmente destruída e deteriorada devido ao tempo. E uma ideia bem legal é esconder os fios usando canaletas de plástico e se quiser pode pintá-las da mesma cor da parede.

E, muito cuidado com o teto. Geralmente, o teto das casas mais antigas é feito de madeira. E se a sua ideia for trocar, tem que verificar se a casa vai suportar outro tipo de teto, como um forro de pvc. Converse com o responsável pela obra pois em algumas cidades, determinadas obras devem ser comunicadas aos órgãos competentes e talvez você precise de uma autorização.

Antes de tudo, planeje! Falta de planejamento vai fazer com que gaste mais e o tempo previsto para a reforma pode ficar bem maior. E acerte todo o valor da mão de obra antes de começar. Coloque tudo no papel e faça uma estimativa de custos.

Seria interessante fazer um cronograma, onde você definiria por onde começaria e qual cômodo viria depois, etc. Dessa forma, terá a casa dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *